12 de dezembro de 2016
Emissão nº 196 - 6 de Dezembro de 2016
Cada vez mais perto da história emissão 200.
O trio residente não faltou à chamada, e preparou mais uma emissão com os principais assuntos ambientais da semana.
O Carlos, o Hugo e a Laura trazem esta semana o oleoduto 2Dakota Access", uma investigação (alegadamente) estranha do Daily Mail sobre o El Niño e alterações climáticas e umas dicas para um natal mais sustentável.
Tudo isto e muito mais nos 28 minutos mais verdes da rádio.
Notícias da semana:
- EUA negam permissão para oleoduto Dakota Access;
- Cientistas afirmam que investigação sobre temperatura global está incorrecta;
(extra emissão: resposta do The Weather Channel)
- Dicas para um natal mais sustentável;
7 de dezembro de 2016
O Lado Verde da Alimentação [27] - Sopa de castanhas
Castanhas, possivelmente o fruto seco mais apreciado no Outono (e castanhas assadas na rua? Que maravilha!). Aqui vai uma receita de uma sopa em que a castanha é a estrela e que é deliciosa A receita é daqui, visitem que tem montes de ideias boas e estão organizadas por alimento.
Ingredientes:
- 500 gr de castanhas
- 300 gr de batatas
- 150 gr de nabo
- 150 gr de feijão
- 1 cebola
- Azeite e sal q.b.
- Para começar, faz um corte em cada uma das castanhas. Depois, coloca-as em água a ferver com uma pitada de sal, durante cerca de 40 mins, de forma a que cozam.
- Quando estiverem cozidas, descasca-as e coloca-as num recipiente à parte.
- Coloca numa panela as batatas cortadas em cubos, a cebola picada, o nabo, o feijão, o azeite e o sal. Cobre de água e deixa cozer durante 40 a 50 minutos.
- Quando estiver quase cozido, adiciona as castanhas inteiras ou partidas em duas e deixa acabar de cozinhar.
- Podes servir de seguida ou passar tudo para formar um creme homogéneo e delicioso.
“We cannot hope to create a sustainable culture with any but sustainable stomachs.”
Adaptado de Derrick Jensen.
5 de dezembro de 2016
Emissão nº 195 - 29 de Novembro de 2016
Não é fácil preparar uma emissão com tanta antecedência, mas depois de 194 emissões, existem muitos poucos impossíveis para a equipa do Aquecimento Verbal.
Esta semana, Carlos, Hugo e Laura trazem para antena o estranho caso dos envenenamentos em Castro Verde e a reciclagem na Suécia.
Não faltou um pouco de emoção e expectativa... Será que o Carlos caiu da cadeira durante a emissão?!
Façam play para os 28 minutos mais verdes da rádio.
Notícias da semana:
Evento:
- 10 de Dezembro: Workshop "GROU GROU - Já cá estou", no Terminal da Rodoviária de Castro Verde, Castro Verde.
28 de novembro de 2016
Emissão nº 194 - 24 de Novembro de 2016
Esta semana temos Hugo e Laura. Mas não temos Carlos e Vera. Esta temporada parece o "o jogo das cadeiras". Mas atenção: não é de propósito!
E, como já tem sido hábito nesta temporada, uma emissão com dois em estúdio é complementada com boa música. E esta semana, escolhemos um grande clássico português, de uma grande banda dos anos 90.
Além disso, numa emissão "a dois", fizemos mais uma das nossas "voltas ao mundo", de África até à Europa, terminando na América do Sul. Tudo em 28 minutos. Não há nada igual na internet.
Notícias da semana:
- O rei Okpabi levou a Shell à justiça porque o seu povo "está a morrer";
- Parlamento Europeu aprova novas metas para reduzir poluição;
- Peru declara estado de emergência devido aos incêndios florestais;
- Bolivia declara estado de emergência devido à pior seca dos últimos 25 anos;
21 de novembro de 2016
Emissão nº 193 - 17 de Novembro de 2016
Semana decisiva da COP22 em Marraquexe, Marrocos. Logo, não podíamos escolher outro tema para a emissão desta semana.
Relembramos que, à data da gravação desta emissão, ainda faltavam dois dias para a conclusão da conferência. Por isso, preparamos uma emissão com algumas curiosidades sobre a estrutura deste tipo de conferências, principais temas abordados, estudos apresentados e as declarações dos representantes de Portugal em Marraquexe.
Esta emissão tem um "cromo repetido". Donald Trump voltou a ser assunto de conversa. Descubram porquê, nos 28 minutos mais verdes da rádio, desta semana.
Fontes da semana:
marcadores:
2016,
alterações climáticas,
aquecimento global,
COP21,
COP22,
Donald Trump,
EUA,
Paris,
Portugal,
Temperatura
14 de novembro de 2016
Emissão nº 192 - 10 de Novembro de 2016
Foi o tema que marcou a semana. E dado o seu impacto para todo o planeta, era um tema incontornável!
Donald Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América. E o Hugo e a Laura falaram um pouco sobre o que pode Donald Trump fazer (ou "desfazer") durante o seu mandato. Para já, não passa de "suponhamos", mas muita gente teme que Trump ponha os EUA a "andar para trás".
Mas a emissão não é só de EUA e "imprevisibilidade". A Europa também faz parte dos destaques desta semana. E tivemos ainda os Foo Fighters para compor os 28 minutos mais verdes da rádio.
Fiquem por aí, que vale a pena!
Notícias da semana:
- Cientistas temem que esforços contra contra as alterações climáticas caiam por terra;
(podem consultar também os textos da Quercus e da ZERO sobre a eleição de Donald Trump; Para saberem tudo o que se passa na COP22, consultem aqui o blogue da Quercus)
- Espanha, Portugal, Andorra e França colaboram para fazer gestão integral da água;
- EU altera a "lista" de equipamentos electrónicos que devem ser abrangidos por nova legislação;
10 de novembro de 2016
O Lado Verde da Alimentação [26] - Granola Express
Granola, um dos alimentos mais populares dos últimos tempos, sobretudo para quem procura uma alimentação saudável. É bom para misturar com o iogurte, fruta, outras sementes e cereais, conforme preferires. Esta receita é bastante prática e chama-se Granola Express por isso mesmo. É do blog Lemonaid, que tem imensas dicas de comida saudável e deliciosa!
Receita (2 doses)
Ingredientes:
Receita (2 doses)
Ingredientes:
- 1/4 de chávena de aveia
- 2 colheres de sopa de sementes a gosto (chia, linhaça, de girassol, etc.)
- 1 colher de sopa de frutos secos a gosto (nozes, avelãs, amêndoas, etc.)
- Sal q.b.
- 1 colher de sopa de geleia de arroz
- Numa frigideira, coloca a aveia com os frutos secos e as sementes.
- Vai mexendo até ouvires estalinhos, deixando a partir desse momento mais 1 a 2 minutos, ponto em que a mistura começa a ficar dourada.
- Adiciona a geleia de arroz e envolve a mistura na frigideira.
- Com a mistura bem envolvida, retira para um prato e deixa arrefecer.
“We cannot hope to create a sustainable culture with any but sustainable stomachs.”
Adaptado de Derrick Jensen.
7 de novembro de 2016
Emissão nº 191 - 3 de Novembro de 2016 (Emissão especial "Before The Flood")
Não se falou de outra coisa durante a semana. Andou tudo a pensar no mesmo.
E nós, não deixámos passar o assunto ao lado.
Domingo, dia 31 de Outubro, estreou o aguardado documentário "Before The Flood", encabeçado por Leonardo DiCaprio.
Fez sucesso um pouco por toda a internet, entre partilhas nas redes sociais e milhões de visualizações no Youtube em poucos dias.
A equipa viu o filme e reuniu-se na Rádio Zero para esmiuçar todos os temas. De tal forma que não chegaram 28 minutos. Foram 28 minutos para a Zero, mas agora podem ouvir a emissão completa. Uma reflexão sobre o estado do planeta e o cinema "ambiental".
Não percam!
marcadores:
alterações climáticas,
Before The Flood,
China,
cinema,
degelo,
desflorestação,
documentário,
energias renováveis,
Gronelândia,
Índia,
metano,
óleo de palma,
subida dos oceanos
1 de novembro de 2016
Emissão nº 190 - 27 de Outubro de 2016
A afluência às emissões do Aquecimento Verbal tem tido um comportamento "quase matemático". Ou temos o estúdio cheio de gente, ou apenas duas pessoas fazem a emissão. Não tem sido propositado, e exactamente por isso é um facto curioso.
Mas isto também é uma oportunidade para fazer emissões diferentes e experimentais. E esta não foi excepção.
Esta semana, Hugo e Laura produziram uma emissão diferente. O Carlos não pode comparecer devido a problemas de última hora, mas estará de volta na próxima emissão.
Centrámos a conversa no metano, mas era inevitável falar de duas notícias que tinham saído minutos antes da gravação da emissão.
Descubram tudo, nos 28 minutos mais verdes da rádio desta semana!
Notícias da semana:
- O que está a provocar o aumento repentino das emissões de metano?
Destaques de última hora:
- Relatório "Living Planet Index" conclui que o Mundo está em vias de perder dois terços dos animais selvagens até 2020;
- Governos europeus e fabricantes de automóveis tentam que novos automóveis a gasolina possam emitir partículas num nível cem vezes superior ao atual;
marcadores:
animais,
automóvel,
Biodiversidade,
Cowspiracy,
emissões,
fracking,
metano,
particulas,
pegada de carbono,
Portugal,
União Europeia,
WWF
27 de outubro de 2016
O Lado Verde da Alimentação [25] - Crostini de batata-doce com lentilhas e ervilhas
Ora bem, caros leitores/ouvintes do Aquecimento Verbal, a receita desta semana tem uma ligeira inspiração italiana, pelo que o nome indica. É do blog Modern Granola, mas vi a receita no blog que de já falei aqui tanta vez, Casal Mistério.
Receita (12 crostinis)
Ingredientes:
Receita (12 crostinis)
Ingredientes:
- 2 batatas doces
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de paprika
- Sal, pimenta e alho em pó q.b
- 1 chávena de lentilhas verdes
- 1 chávena de água
- 1⁄2 chávena de ervilhas descongeladas
- 1⁄4 de chávena de azeite
- Cebolinho q.b.
- 1 dente de alho
- Folhas de hortelã q.b.
- 1⁄2 chávena de espinafres salteados
- 1⁄4 de chávena de amêndoas laminadas
- Azeite q.b.
- Hortelã e salsa picada q.b.
- Pré-aquece o forno a 220ºC.
- Corta as batatas doces com aproximadamente 1,5 cm de espessura. Dispõe as batatas doces cortadas num tabuleiro, regando com o azeite e restantes temperos por cima a gosto.
- Coloca no forno durante 30 minutos, de forma a assarem (ir sempre verificando de forma a que não se queimem).
- Aquece água num tacho, juntamente com as lentilhas, até a água começar a ferver. Quando atingir o ponto de fervura, reduz o lume, tapa o tacho e deixa a cozer em lume brando durante 20 minutos.
- Junta as ervilhas, azeite, sumo de limão, cebolinho, alho, hortelã e temperos a gosto num liquidificador. Mistura bem até a mistura atingir uma consistência cremosa.
- Retira as lentilhas após estarem cozinhadas, escorrendo bem a água num passador e coloca-as numa taça. Junta o molho de ervilhas e os espinafres.
- Retira o tabuleiro das batatas doces assadas e coloca a mistura de lentilhas por cima das mesma, juntando posteriormente as amêndoas, azeite a gosto e as ervas aromáticas.
“We cannot hope to create a sustainable culture with any but sustainable stomachs.”
Adaptado de Derrick Jensen.
26 de outubro de 2016
Iniciativas de Mobilidade Urbana em Lisboa (e arredores)
Um dos vários temas que tem estado na ordem do dia é a mobilidade, quer seja pelas obras de recuperação/melhoramento espalhadas um pouco por Lisboa, quer seja devido a preocupações ambientais e a busca de meios alternativos de locomoção. Desta forma, decidimos trazer-vos um conjunto de iniciativas para uma mobilidade urbana mais sustentável. Algumas já estão em curso, outras prevê-se o seu início dentro de pouco tempo.
Está previsto para o inicio do primeiro semestre de 2017 a primeira rede de bicicletas partilhadas em Lisboa. Para já, o projecto vai começar numa zona piloto da cidade, no Parque das Nações, e mais tarde será alargada ao resto da cidade, anunciou a EMEL. A iniciativa conta ter uma rede com 1410 bicicletas, 940 eléctricas e 470 convencionais, disponíveis em 140 estações. Assim, 92 estações ficarão instaladas no planalto central da cidade, 27 estarão na baixa e zona ribeirinha, 15 no Parque das Nações e as restantes seis no eixo central da cidade, entre a Avenida Fontes Pereira de Melo e a Avenida da Liberdade. Depois de ultrapassados alguns atrasos provocados por questões contratuais, a EMEL avança com o Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas na cidade de Lisboa, num investimento que ronda os 23,09 milhões de euros. O passe anual para a rede de bicicletas partilhadas custará cerca de €36, com os bilhetes diários a rondarem os €10.
Esta rede de bicicletas partilhadas vem mesmo a calhar porque Lisboa vai investir em ciclovias (150 km de ciclovias pela cidade, mais precisamente), numa iniciativa que deverá estar concluída até 2018. A apresentação do projeto foi feita pelo vereador da Estrutura Verde da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, no âmbito da conferência “Mobilidade Sustentável em Lisboa”. Os 150 km de ciclovias anunciados virão assim juntar-se aos 60km já existentes e vão incluir o eixo marginal, eixo Benfica-Braço de Prata, o Eixo Central, Olivais, a circular exterior do concelho e, ainda, o eixo Alcântara-Luz. “É essencial ter a rede feita o mais depressa possível, articulada com transporte público, bons passeios e estacionamento para as bicicletas”, afirma o vereador. José Sá Fernandes acrescenta que existe a possibilidade de ligações à Área Metropolitana de Lisboa, caso de Loures, Odivelas e Oeiras, através de Monsanto e da zona ribeirinha, uma vez que “muitos dos municípios já têm os troços feitos, às vezes basta uni-los.”
Também a Carris não ficou de fora. Entre Outubro e Janeiro, um autocarro totalmente eléctrico, sem ruído, com capacidade para 88 passageiros e uma autonomia de aproximadamente 88km irá percorrer as ruas de Lisboa. De momento o projecto será testado apenas em duas carreiras: o 706 que passa pelo Cais do Sodré, Santos, Rato, Avenida da Liberdade, Conde Redondo, Estefânia, Praça do Chile e termina em Santa Apolónia, e o 758 que começa no Cais do Sodré, sobe até à Praça do Camões, segue até ao Rato, Amoreiras, Campolide e vai até Benfica. No entanto, há planos para estender esta ideia a mais percursos da cidade. “Tudo isto tem de ser testado para que possa funcionar em pleno numa cidade complexa como a cidade de Lisboa, com ruas muito estreitas, com uma topografia muito acentuada e com velocidades comerciais muitas vezes baixas”, declarou Tiago Farias, presidente da Carris.
Mais recentemente, a rodoviária de Lisboa (RL) decidiu apresentar um reforço no número de carreiras “amigas das bicicletas”, reafirmando assim o seu contributo para uma mobilidade sustentável, perfazendo agora um total de 18 serviços que permitem o transporte de bicicletas. A iniciativa, desencadeada pela Semana Europeia da Mobilidade 2016, pode ser consultada no site da RL onde se pode verificar quais as carreiras que permitem esse transporte. Neste momento, cerca de 30% da frota permite o transporte de bicicletas a bordo. O objectivo é que, ao longo do tempo, se possa aumentar esta percentagem.
Está previsto para o inicio do primeiro semestre de 2017 a primeira rede de bicicletas partilhadas em Lisboa. Para já, o projecto vai começar numa zona piloto da cidade, no Parque das Nações, e mais tarde será alargada ao resto da cidade, anunciou a EMEL. A iniciativa conta ter uma rede com 1410 bicicletas, 940 eléctricas e 470 convencionais, disponíveis em 140 estações. Assim, 92 estações ficarão instaladas no planalto central da cidade, 27 estarão na baixa e zona ribeirinha, 15 no Parque das Nações e as restantes seis no eixo central da cidade, entre a Avenida Fontes Pereira de Melo e a Avenida da Liberdade. Depois de ultrapassados alguns atrasos provocados por questões contratuais, a EMEL avança com o Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas na cidade de Lisboa, num investimento que ronda os 23,09 milhões de euros. O passe anual para a rede de bicicletas partilhadas custará cerca de €36, com os bilhetes diários a rondarem os €10.
Esta rede de bicicletas partilhadas vem mesmo a calhar porque Lisboa vai investir em ciclovias (150 km de ciclovias pela cidade, mais precisamente), numa iniciativa que deverá estar concluída até 2018. A apresentação do projeto foi feita pelo vereador da Estrutura Verde da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, no âmbito da conferência “Mobilidade Sustentável em Lisboa”. Os 150 km de ciclovias anunciados virão assim juntar-se aos 60km já existentes e vão incluir o eixo marginal, eixo Benfica-Braço de Prata, o Eixo Central, Olivais, a circular exterior do concelho e, ainda, o eixo Alcântara-Luz. “É essencial ter a rede feita o mais depressa possível, articulada com transporte público, bons passeios e estacionamento para as bicicletas”, afirma o vereador. José Sá Fernandes acrescenta que existe a possibilidade de ligações à Área Metropolitana de Lisboa, caso de Loures, Odivelas e Oeiras, através de Monsanto e da zona ribeirinha, uma vez que “muitos dos municípios já têm os troços feitos, às vezes basta uni-los.”
Também a Carris não ficou de fora. Entre Outubro e Janeiro, um autocarro totalmente eléctrico, sem ruído, com capacidade para 88 passageiros e uma autonomia de aproximadamente 88km irá percorrer as ruas de Lisboa. De momento o projecto será testado apenas em duas carreiras: o 706 que passa pelo Cais do Sodré, Santos, Rato, Avenida da Liberdade, Conde Redondo, Estefânia, Praça do Chile e termina em Santa Apolónia, e o 758 que começa no Cais do Sodré, sobe até à Praça do Camões, segue até ao Rato, Amoreiras, Campolide e vai até Benfica. No entanto, há planos para estender esta ideia a mais percursos da cidade. “Tudo isto tem de ser testado para que possa funcionar em pleno numa cidade complexa como a cidade de Lisboa, com ruas muito estreitas, com uma topografia muito acentuada e com velocidades comerciais muitas vezes baixas”, declarou Tiago Farias, presidente da Carris.
Mais recentemente, a rodoviária de Lisboa (RL) decidiu apresentar um reforço no número de carreiras “amigas das bicicletas”, reafirmando assim o seu contributo para uma mobilidade sustentável, perfazendo agora um total de 18 serviços que permitem o transporte de bicicletas. A iniciativa, desencadeada pela Semana Europeia da Mobilidade 2016, pode ser consultada no site da RL onde se pode verificar quais as carreiras que permitem esse transporte. Neste momento, cerca de 30% da frota permite o transporte de bicicletas a bordo. O objectivo é que, ao longo do tempo, se possa aumentar esta percentagem.
24 de outubro de 2016
Emissão nº 189 - 20 de Outubro de 2016
Emissão em cheio!
Cheio de gente, cheio de assuntos, cheio de discussão, cheio de boa disposição. Foi assim esta emissão do Aquecimento Verbal.
A Laura está de volta e a Vera estreia-se na 7ª temporada do programa. O Hugo e o Carlos também lá estiveram. Ou seja, equipa completa para produzir os 28 minutos mais verdes da rádio.
Uma das emissões com mais conteúdo deste temporada.
Notícias da semana:
- Acordo de Kigali: uma emenda ao Tratado de Montreal;
- Estamos a levar mais de 300 espécies de mamíferos à extinção, graças aos nossos hábitos alimentares;
- Tree Finder: a app que dá a conhecer as árvores do parque de Monserrate. em Sinta;
- Gronelândia: alterações climáticas libertam "segredo sujo" do gelo;
marcadores:
alterações climáticas,
aquecimento global,
Biodiversidade,
Floresta,
Gronelândia,
HFC,
Kigali,
tecnologia,
vias de extinção
17 de outubro de 2016
Emissão nº 188 - 13 de Outubro de 2016
Depois de uma emissão de estúdio cheio, esta semana uma emissão com elementos "a menos".
A emissão desta semana ficou a cargo do Hugo e Carlos. A Laura estará de volta na próxima semana para compor o trio de vozes! Apesar das ausências, assunto não faltou.
Além das notícias principais, escolhidos pela dupla desta semana, recordamos algumas noticias que ainda não tinham tido destaque por parte da equipa do Aquecimento Verbal.
Actualizem-se com os 28 minutos mais verdes da rádio!
Notícias da semana:
- Em contraciclo, a Gronelândia festeja o aumento da temperatura global;
- Derrame de combustível no mar obriga a medidas de contenção no porto de Sines;
Destaques das semanas passadas:
- O mundo ultrapassou o limite de 400 ppm de CO2 na atmosfera. Permanentemente.
marcadores:
alterações climáticas,
aquecimento global,
combustíveis,
COP21,
derrame,
Descarga,
emissões CO2,
Gronelândia,
Paris,
petróleo
6 de outubro de 2016
O Lado Verde da Alimentação [24] - Hambúrgueres Vegetarianos
A febre das hamburguerias tomou conta de Lisboa nos últimos tempos e, apesar de a maioria ter opções vegetarianas (e que são bastante agradáveis!), queria trazer-vos também uma receita de hambúrgueres vegetarianos para fazerem em casa.
A receita é do Receitas Vegetarianas.
Receita (dose para 4 pessoas)
Ingredientes:
Receita (dose para 4 pessoas)
Ingredientes:
- 100 g de espinafres
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 alho-francês picado
- 2 dentes de alho esmagados
- 100 g de cogumelos picados
- 300 g de tofu firme picado
- 1 colher de chá de piripiri em pó
- 1 colher de chá de caril em pó
- 1 colher de sopa de coentros picados
- 75 g de pão integral ralado
- 1 colher de sopa de azeite
- Numa panela de água a ferver, coloca os espinafres durante 2 minutos, de forma a cozerem. Após estarem cozidos, retira-os e escorre-os bem.
- Deita um fio de azeite numa frigideira e salteia o alho francês e o alho.
- Com os primeiros ingredientes salteados, junta o resto dos ingredientes (excepto o pão ralado) e cozinha-os durante 5-7 minutos.
- Adiciona os espinafres e cozinha mais 1 minuto.
- Coloca a mistura numa trituradora e tritura durante aproximadamente 30 segundos. Transfere posteriormente para uma tigela e acrescenta o pão ralado, misturando bem (após arrefecer o suficiente para conseguires amassar).
- Divide a mistura em quatro bolinhas iguais e espalma-as, tornando-as hambúrgueres. Leva ao frigorífico durante 30 minutos antes de cozinhar.
“We cannot hope to create a sustainable culture with any but sustainable stomachs.”
Adaptado de Derrick Jensen.
3 de outubro de 2016
Emissão nº 187 - 29 de Setembro de 2016
A temporada arrancou em força! E mais surpresas estavam reservadas para a emissão desta semana.
Carlos, Hugo e Laura reuniram-se à mesa da Rádio Zero para construir mais uma emissão, mas não tiveram sozinhos. Esta é uma emissão com audiência! Um público tímido mas bastante interventivo no inicio do programa. Aliás, uma audiência que conhece bem os cantos a casa...
Mas o trio residente falhou no seu objectivo semanal, de fazer os 28 minutos mais verdes da rádio. Esta semana foram os 28 minutos mais "negros" da rádio. Uma emissão com muitos "derrames" e notícias nada agradáveis para o planeta.
Mas não fujam desta emissão. Vale a pena.
Notícias da semana:
- Plano "climático" de Obama pode estar em risco, devido a erro em lei de 1990;
- A única forma de salvar o planeta Terra;
- Novo estudo da OMS, reafirma a China como o país onde morrem mais pessoas devido a poluição do ar;
Evento:
- Dia 8 de Outubro: Trail do Lince Ibérico 2016;
29 de setembro de 2016
O Lado Verde da Alimentação [23] - Barras de chocolate e frutos secos
Caros leitores, o Aquecimento Verbal está de volta e, com ele, a Rubrica “O Lado Verde da Alimentação”! Já estava na hora também. Espero que as férias tenham sido óptimas e muito “verdes”!
Para recomeço desta nova temporada, trago-vos uma receita de barras de chocolate e frutos secos, que tanto podem ser utilizadas como sobremesa ou como snacks, como sugere o blog Casal Mistério. Fica à vossa escolha!
Receita para 12 pessoas
Ingredientes:
Para recomeço desta nova temporada, trago-vos uma receita de barras de chocolate e frutos secos, que tanto podem ser utilizadas como sobremesa ou como snacks, como sugere o blog Casal Mistério. Fica à vossa escolha!

Receita para 12 pessoas
Ingredientes:
- 50 gr de avelãs
- 50 gr de pistácios
- 100 gr de nozes
- 75 gr de granola
- 185 ml de óleo de coco derretido
- 35 g de cacau em pó
- 35 g de fruta seca
- Pré-aquece o forno a 180ºC.
- Põe as avelãs e os pistácios a tostar numa frigideira a seco durante dez minutos.
- Põe água a ferver numa taça, para de seguida demolhares as tâmaras durante aproximadamente 10 minutos.
- Após escorrer as tâmaras, coloca-as no liquidificador com óleo de coco derretido e cacau em pó. Liga o liquidificador e tritura na potência máxima.
- Passa a mistura triturada para uma taça (verifica se tem uma textura cremosa) e junta a grânola, alperces e restantes frutos secos, misturando sempre bem.
- Numa travessa retangular com papel vegetal, espalha a mistura e leva ao congelador.
“We cannot hope to create a sustainable culture with any but sustainable stomachs.”
Adaptado de Derrick Jensen.
26 de setembro de 2016
Emissão nº 186 - 22 de Setembro de 2016 (Inicio da 7ª Temporada)
Arranca a 7ª temporada do Aquecimento Verbal!
O Carlos, o Hugo e a Laura estão de volta ao estúdio da Rádio Zero para levar até vocês os 28 minutos mais verdes da rádio.
As férias foram óptimas, revitalizantes até, mas estava na hora de voltar. O genérico é novo, mas a energia é a mesma. As novidades não vão ficar por aqui por isso, fiquem desse lado e não percam, todas as semanas, as novas emissões do programa.
O melhor ficou guardado para o fim da emissão. Garantimos apenas que vai valer a pena esperar.
Sejam bem vindos. O Aquecimento Verbal está de volta!
Notícias da semana:
- Governo anuncia 13 milhões de euros para descontaminação de solos no Seixal e Barreiro;
- Central de Sines polui mais o ar e ETAR de Matosinhos a água, denuncia a Zero;
(mais informações: ranking completo e metodologia)
- Há cada vez mais turbulência nos aviões (e está a ficar mais forte);
Evento:
- 27 de Setembro de 2016: "Avaliação da qualidade dos solos, das águas subterrâneas e das espécies hortícolas em hortas urbanas de Lisboa", Picoas Plaza, Lisboa.
marcadores:
2016,
Aquecimento Verbal,
avião,
Descarga,
descontaminação,
Poluição,
poluição do ar,
Poluição Quimica,
Seixal,
Solos,
Zero
1 de agosto de 2016
Emissão nº 185 - 28 de Julho de 2016 (Final da 6ª temporada)
E chega ao fim a 6ª temporada!
Começamos a temporada com dois e agora somos quatro! A Laura juntou-se a nós em estúdio e a Vera sugere as receitas mais verdes do blogue (com algumas participações em estúdio também). Somos uma equipa muito mais consolidada.
Foram 35 emissões de muita conversa, discussão, troca de ideias e claro, ambiente. E a última não foi excepção. Reciclámos uma noticia do ano passado e apresentamos um recorde impressionante.
Por agora vamos de férias, recarregar baterias. Mas voltamos em Setembro com toda a força, para continuar a fazer os 28 minutos mais verdes da rádio.
Notícias da semana:
- Solar Impulse 2 conclui viagem; #futureisclean
- Índia tenta plantar 50 milhões de árvores em apenas 24 horas;
Boas férias!
18 de julho de 2016
Emissão nº 184 - 12 de Julho de 2016
Final Countdown! 6ª temporada está a chegar ao fim.
Mas calma! Ainda vamos ter muito para vos contar antes de irmos de férias.
Esta semana, não tivemos Laura, mas tivemos Vera. O Hugo e o Carlos também estiveram por lá. Numa emissão que teve a poluição do ar como principal assunto.
Mas antes de analisarmos a problemática da poluição, e um projecto que está a unir as cidades europeias contra este problema, falamos de mais um forte aliado contra o desperdicio alimentar.
Notícias da semana:
- Supermercado que vende produtos perto do fim da validade evita 3.5 toneladas de desperdícios;
- Poluição do ar é a terceira causa de morte evitável em França;
- Poluição mata vinte mil pessoas por ano no México;
- Lisboa, Londres e Milão têm 28 milhões de euros para se tornarem mais verdes;
13 de julho de 2016
O lado verde da alimentação [22] - Águas aromatizadas
Água aromatizada de morangos
Para um litro de água bem gelada, utilizar cinco morangos (no mínimo) bem lavados. Neste caso, pode ser utilizado também as folhas dos morangos e pode ser ainda adionado stevia, um adoçante natural que já se encontra à venda nos supermercados, em folhas ou pó. Colocar num pote bem fechado durante um dia ou noite até a água ficar com cor rosa e servir.
Água aromatizada de melancia e hortelã
Utilizando sempre como base um litro de água dentro de um pote que possa ser bem fechado, adicionar 5/6 cubos de melancia e folhas de hortelã a gosto. Colocar no frigorífico durante um dia ou uma noite, de novo.
Água de pepino e limão
Para esta receita de água aromatizada, é necessário um limão às rodelas, um pepino às rodelas, gengibre ou hortelã a gosto e sumo de um limão. Num jarro com um litro e meio de água bem gelada, juntar os ingredientes e deixar repousar durante algumas horas no frigorífico. Servir fresquinha.
Água aromatizada de melancia e hortelã
Utilizando sempre como base um litro de água dentro de um pote que possa ser bem fechado, adicionar 5/6 cubos de melancia e folhas de hortelã a gosto. Colocar no frigorífico durante um dia ou uma noite, de novo.
Água de pepino e limão
Para esta receita de água aromatizada, é necessário um limão às rodelas, um pepino às rodelas, gengibre ou hortelã a gosto e sumo de um limão. Num jarro com um litro e meio de água bem gelada, juntar os ingredientes e deixar repousar durante algumas horas no frigorífico. Servir fresquinha.
“We cannot hope to create a sustainable culture with any but sustainable stomachs.”
Adaptado de Derrick Jensen.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















