17 de julho de 2017
Emissão nº 223 - 14 de Julho de 2017
Emissão em cheio: cheio de notícias, cheio de conversa, cheio de gente, cheio de ambiente.
A emissão desta semana conta com o regresso da Laura, depois de duas semanas de ausência, conta com o Hugo e com o Carlos e conta com mais uma pessoa. Esta semana temos a participação especial de Inês Antunes, ouvinte do programa, que aceitou o desafio do Hugo para participar nos 28 minutos mais verdes da rádio.
E não faltou assunto para colocar em cima da mesa!
Descubram tudo na 223ª emissão, a antepenúltima da 7ª temporada!
Tema da semana:
- 71% das emissões de gases com efeito de estufa são provocadas por apenas 100 empresas;
Outros assuntos da semana:
- Governo francês admite encerrar 17 centrais nucleares até 2025;
- França anuncia o fim dos carros a gasolina e gasóleo até 2040;
- Volvo vai passar a fabricar apenas carros hidridos e eléctricos;
- Anda à deriva um icebergue do tamanho de Portalegre;
- Activistas ambientais estão a ser mortos ao ritmo mais elevado de sempre;
marcadores:
aquecimento global,
automóvel,
combustíveis,
electricidade,
emissões,
emissões CO2,
empresas,
energia nuclear,
entrevista,
França
10 de julho de 2017
Emissão nº 222 - 4 de Julho de 2017
Esta emissão conta com Carlos e Hugo e é uma emissão em formato "liquido".
Pronto, não é... É em formato sonoro MP3, mas as notícias da semana andam todas à volta de água.
Falamos de albufeiras, de peixes e de plástico. Tudo nos 28 minutos mais verdes da rádio desta semana. Mas deixamos a questão:
Será esta emissão muita água para 28 minutos de programa?!
Notícias da semana:
- O estado das albufeiras é preocupante, mas a Arrábida recebe nota positiva;
- Estudo regista alterações em peixes macho de rio;
- Meia tonelada de lixo retirada da Ria de Aveiro;
3 de julho de 2017
Emissão nº 221 - 27 de Junho de 2017
Última emissão de Junho. Já cheira a férias um pouco por todo o lado e o Aquecimento Verbal está quase a ir para descanso.
Mas ainda vão ter os 28 minutos mais verdes da rádio convosco durante todo o mês de Julho! Fiquem por aí porque o último mês da 7ª temporada, promete!
Esta emissão, conta apenas com o Carlos e com o Hugo. O Hugo trás eficiência energética e uma iniciativa "livre de plástico". O Carlos vai contar o que é que existe nas águas da Antárctida (e acreditem que vão ficar surpreendidos).
Boa semana!
Notícias da semana:
- Ministros da UE ameaçam o enfraquecimento da política de eficiência energética;
- O que há nas águas da Antárctida?;
- Plastic Free July;
27 de junho de 2017
Emissão n.° 220 - 20 de Junho de 2017
Depois de uma semana de descanso, o trio residente voltou a reunir-se para os 28 minutos mais verdes da rádio! Já tinham saudades?!
Esta emissão foi gravada muito cedo na semana, e ainda na "ressaca" do grande incêndio que afectou o município de Pedrogão Grande, optámos por não falar directamente sobre florestas, eucaliptos, gestão, etc.
Mas, sem que nada o pudesse prever, alguns dos assuntos da semana tem alguma relação com o tema "incêndios florestais".
Notícias da semana:
- Um terço do planeta enfrenta ondas de calor;
- A aridez dos solos já atinge a totalidade do interior do Algarve e Alentejo;
- Poluição atmosférica de navios junto à costa portuguesa quase iguala poluição terrestre;
marcadores:
alterações climáticas,
aquecimento global,
aridez,
desflorestação,
navios,
poluição atmosférica,
Solos,
Temperatura
13 de junho de 2017
Emissão nº 219 - 7 de Junho de 2017
Mas é um risco que assumimos! Até porque, por vezes, é preferível preparar um tema "em condições" do que "à pressa" e com urgência.
Nesta emissão comentamos o anuncio da saída dos Estados Unidas da América do Acordo de Paris.
Donald Trump fez um discurso recheado de pérolas, e nós resolvemos falar de algumas. Será que apanhamos todas?
Assunto da semana:
5 de junho de 2017
Emissão nº 218 - 30 de Maio de 2017
Esta emissão pode resumir-se em duas palavras: Lixo e contaminações.
Até podem pensar que está tudo relacionado, mas por acaso até não está.
Notícias da semana:
P.S.: esta emissão foi gravada dias antes do anúncio da"alegada" saída dos EUA do Acordo de Paris. Esse assunto está reservado para a próxima semana.
29 de maio de 2017
Emissão nº 217 - 25 de Maio de 2017
Esta emissão é daquelas que podiam durar mais tempo, mas são os habituais 28 minutos.
Esta semana temos o estúdio como mais nos agrada: CHEIO!
Estivemos à conversa com Bernardo Afonso e Tomás Pereira do podcast "É Apenas Fumaça", um projeto de media independente que procura dar voz a quem não tem o "tempo de antena" merecido nos media tradicionais.
Uma conversa que até nem teve o "ambiente" no centro da discussão, mas que vai ao encontro daquilo que acreditamos ser a forma correta de comunicar nos dias de hoje.
Imperdível!
22 de maio de 2017
Emissão nº 216 - 17 de Maio de 2017
Começaram 3 mas terminaram 2. Quem terá sido excluído dos 28 minutos mais verdes da rádio?!!!
Bom na verdade ninguém foi excluído. Apenas não podia ficar até ao fim da emissão, por isso, "abandonou o barco" mais cedo... Quem terá sido?
Movimentações à parte, havia muitos assuntos que podiam ter sido abordados na emissão desta semana. Resolvemos optar por falar da Volkswagen e de um projecto que está a reintroduzir peixes no rio Alcabrichel, em Torres Vedras.
Boa emissão!
Notícias da semana:
Subscrever:
Mensagens (Atom)






