13 de julho de 2016

O lado verde da alimentação [22] - Águas aromatizadas

Caros ouvintes (ou leitores), e que tal uma água aromatizada para substituir parcial ou completamente os refrigerantes? Parece-vos bem? Selecionei 3 receitas de águas aromatizadas de diversas fontes, e partilho convosco esta alternativa saudável e deliciosa, além de que permite evitar algum desperdício de fruta ou legumes que já possam estar bem maduros.

Água aromatizada de morangos


Para um litro de água bem gelada, utilizar cinco morangos (no mínimo) bem lavados. Neste caso, pode ser utilizado também as folhas dos morangos e pode ser ainda adionado stevia, um adoçante natural que já se encontra à venda nos supermercados, em folhas ou pó. Colocar num pote bem fechado durante um dia ou noite até a água ficar com cor rosa e servir.

Água aromatizada de melancia e hortelã


Utilizando sempre como base um litro de água dentro de um pote que possa ser bem fechado, adicionar 5/6 cubos de melancia e folhas de hortelã a gosto. Colocar no frigorífico durante um dia ou uma noite, de novo.

Água de pepino e limão


Para esta receita de água aromatizada, é necessário um limão às rodelas, um pepino às rodelas, gengibre ou hortelã a gosto e sumo de um limão. Num jarro com um litro e meio de água bem gelada, juntar os ingredientes e deixar repousar durante algumas horas no frigorífico. Servir fresquinha.


“We cannot hope to create a sustainable culture with any but sustainable stomachs.”
Adaptado de Derrick Jensen.

Sem comentários: