19 de abril de 2010

Somos seres inconscientes?

O autor dos livros “”O Dilema do Omnívoro” e “Em Defesa da Comida”, Michael Pollan, quer convencer Obama e o mundo a revolucionar a política alimentar, não só pela saúde de todos como pela protecção do ambiente.
Este jardineiro e colaborador do “New York Times” tornou-se uma das principais vozes contra o caos que hoje impera numa área vital, defendendo que para entender a natureza é preciso olhar para a comida.
Sedundo a revista Única do Expresso de 17 de Abril, o que levou este jardineiro a enveredar por estes assuntos foi o facto do mundo já ter sido bastante desflorestado, o seu humano ter modificado a composição das espécies, e devido ao facto da existência de determinadas espécies actualmente depender dos humanos. Segundo Michael, apenas existe imenso gado porque é fonte de alimento, não existem lobos pelo motivo contrário.
Facilmente vemos o que sempre esteve à nossa frente. Podemos facilmente relacionar a alimentação com os impactes no ambiente, advindos da produção e transporte dos animais, ou relacionar o bem-estar animal com a qualidade do alimento que ingerimos.
Apenas nos últimos anos nos deparámos com o impacte da produção de carne no ambiente. A carne industrial inclui:
  • Aumento dos gases com efeito de estufa (metano libertado pelos animais) -> alterações climáticas;
  • Petróleo usado nos fertilizantes e pesticidas, na produção e no transporte -> Poluição dos aquíferos, do solo e do ar;
  • Custos para a saúde pública por comermos gordura saturada -> custos nos antibióticos desperdiçados em animais saúdaveis -> custos nos antibióticos usados por nós para combater as doenças advindas da ingestão da gordura saturada -> impactes no ambiente pela devolução (não natural) ao meio dos antibióticos;
  • Custo kármico de tratar brutalmente animais sensíveis;
  • Custo humano por trabalhar numa indústria selvagem como a da embalagem de carnes.

Em suma, este autor defende que ao se comer bem, protege-se o ambiente porque quando se cultiva de forma correcta (em terreno saudável, sem fertilizantes químicos, criando animais como deve ser - agricultura biológica), obtém-se um produto muito melhor. Apenas existe uma contradição em relação ao peixe, porque se cada indivíduo comesse tanto quanto devia provavelmente não restaria peixe no mar.

Apenas num artigo relaciona-se problemas ambientais, de saúde pública e de direitos dos animais...

Sem comentários: